17/08/2017

Descobertas do processo de alfabetização

O processo de alfabetização é algo que gera ansiedade tanto para a professora da turma como para os pais. A comparação nes­sa fase é inevitável e também é um fator negativo desse processo. Sempre que me perguntam algo sobre alfabetização eu respondo: “andar, falar e se alfabetizar, cada criança tem seu tempo...” Sem contar que essas 3 fases dependem muito dos erros para se chegar a um acerto.

Para andar a criança senta, engatinha, dá alguns passos, cai e anda, e assim por um certo tempo até conseguir andar plena­mente. Para falar o processo é semelhante: a criança balbucia, fala algumas palavras soltas e incorretas para depois falar corre­tamente formando frases e expondo seus pensamentos. Nesses dois casos, o processo do erro é aceito e motivado para o acerto. Se a criança cai ao tentar andar, automaticamente pais e educa­dores motivam-na a levantar novamente e seguir em frente com sorrisos e aplausos.

Na alfabetização a demanda é a mesma. A criança cria hi­póteses da escrita no primeiro momento, quando percebe que existe outra forma de se comunicar por escrito, além dos dese­nhos que faz. Ela sabe que pode desenhar figuras e, no segundo momento, pode “desenhar letras”. Partindo desse pressuposto, inúmeros erros acontecem até chegar ao domínio da leitura e da escrita. Porém, essa espera pode ser um caos tanto para pais, pro­fessores e crianças.

Apresentar o processo de alfabetização para uma criança e respectivamente para seus pais é dever do professor e isso deve acontecer de forma estimulante e prazerosa. Para os pequenos, mostrar que eles já sabem ler (leitura simbólica) é algo que os deixa encantados. Por exemplo: solicite de seus alunos vários ró­tulos de embalagens dos produtos que eles usam habitualmente, como sabonete, achocolatado, margarina, etc. Só pelo desenho ele saberá identificar o que é e normalmente falará corretamente o nome do produto. Isso é um tipo de leitura. Perceber isso fará que a criança sinta que o desafio de aprender a ler é algo simples e desafiador.

Para os pais, em uma reunião, apresente vários textos em lín­guas diferentes. Por exemplo, um cardápio em russo, uma receita de comida em alemão, uma lista de compras em francês, etc. Por dedução e visualização, eles irão falar do que se trata, porém sem conhecer uma palavra sequer. Isso demonstrará como é o pro­cesso de alfabetização para uma criança.

Lidar com o erro no processo de alfabetização é uma ação constante. Se a todo momento que a criança tenta fazer uma pro­dução de texto ela ouve: está errado, as letras que você usou não são as certas, isso que você escreveu ninguém consegue entender, ela ficará muito desmotivada e terá receio de escrever, pois toda vez que o faz, erra.

Mas, se ao invés de computar os erros, o educador e os pais considerarem os pequenos acertos, a criança que está nesse pro­cesso ficará motivada. Veja o exemplo abaixo:

Se você pede para seu aluno escrever a palavra boneca e ele, independentemente da fase em que se encontra, escreve:

ONEA

Você pode dizer para ele: Parabéns, vou mostrar como é a palavra boneca que todos conseguem ler e vamos ver quantas le­tras você acertou.

ONE A 
BONECA

Você conseguiu acertar 4 letras. Isto é muito bom.

Veja como é diferente se você olhar para a palavra ONEA e disser: nossa, você escreveu errado, aqui não está escrito o que eu solicitei, eu disse para você escrever BONECA. Você errou pois estão faltando algumas letras e ninguém consegue entender.

A correção dentro do processo de alfabetização deve ser fei­ta como estímulo e incentivo, para que o aluno tenha vontade e criatividade para querer escrever e ler.

Outra dica importante dentro desse novo universo da alfa­betização para a criança é o incentivo à leitura. Crianças que são estimuladas a manusear livros desde a infância e percebem em seus pais e professores o hábito da leitura terão vontade de fazer o mesmo. Nesse momento, educadores e familiares devem ter paci­ência para ouvir a criança lendo, que também é mais uma forma de trabalhar com o estímulo positivo.

Dentro do processo da alfabetização, estão a criatividade e a observação do mundo que cerca a criança. De que adianta uma criança alfabetizada se não possui conteúdo para produzir um tex­to? Nesse aspecto o professor deve oferecer muitas possibilidades, por meio de jogos, brincadeiras, produção de texto coletiva, dra­matização, vivências em grupos, etc. Todas essas ações criarão na criança a vontade de colocar as experiências no papel e, aos poucos, ela saberá produzir um texto com começo, meio e fim.

Alfabetizar não é apenas saber ler e escrever, é muito mais do que isso. Ê ler o mundo e transcrevê-lo para poder registrar essas experiências e, aos poucos, montar o seu livro da vida!

Autora: Débora Corigliano é psicopedagoga, realiza palestras em escolas e empresas eé autora do livro Orientando Pais, educando filhos


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