Materiais: alfabeto ilustrado (pronto na folha de moldes); caderno de desenho; cola bastão; fita adesiva; gizes de cera; lápis preto; lixa d’água fina; pincéis; revistas; tesoura com ponta arredondada; tintas guache de diversas cores.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Ofereça os pincéis e as tintas guache e oriente as crianças a escolher uma única cor para pintar o interior da letra que está sendo trabalhada. Ajude-as a colocar as produções em um lugar apropriado para secagem, não esquecendo de identificá-las com seus nomes no verso antes de pintar. Assim que estiverem secas, as letras devem ser coladas nos cadernos de desenho.
Retome a atividade no dia seguinte, organizando os alunos sentados em círculo no chão, e estimule-os a recordar o trabalho já realizado. Peça-lhes também que citem alguma coisa que conhecem que comece com cada uma das letras apresentadas. Deixe que soltem a imaginação e depois quais das que citaram gostariam que fossem escritas em um cartaz. Antes de passar para a próxima letra, ofereça revistas para que recortem só a letra trabalhada naquele momento, em tamanho grande, e a colem ao lado da letra pintada anteriormente. Proceda assim até que seja concluída a aprendizagem completa das letras.
Para que o caderno das letras fique ainda mais bonito, corte folhas de lixa na medida da capa e trace mosaicos com o giz de cera branco. Peça que as crianças pintem cada pedacinho de cores diferentes.
Confeccione um alfabeto extra pintado com tinta guache colorida para deixá-lo fixado na parede, onde as crianças possam ter uma excelente visualização.
Clique nas imagens para ampliar
Nenhum comentário:
Postar um comentário