17/08/2017

Projeto Alfabetização: Joaninha - Uma amiguinha muito especial

Apresente às crianças o alfabeto e as cores primárias com as 6 atividades propostas nesse projeto.
Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Movimento, Música.

Objetivos: desenvolver as linguagens ora! e escrita e a identidade das crianças; possibilitar o contato com a escrita do próprio nome e dos amigos da sala; oportunizar o letramento; estimular a descriminação visual através das cores.



Idade: a partir de 3 anos.



----------------------------------------------------------------------------------------------

O ALFABETO DA JOANA JOANINHA


Materiais: canetinha de cores variadas; cartas das letras do alfabeto (prontas na folha de moldes); cola branca; lápis preto; papel kraft; tesoura com ponta arredondada.

PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR

1- Desenhe com o lápis preto um círculo de 46 cm de diâmetro no papel kraft e trace uma reta no centro. 

2- Na mesma folha, desenhe a lápis 3 retângulos de 6 x 5 cm de cada lado do círculo.

3- Complete o desenho com um retângulo de 12 x 8 cm para fazer a cabeça da joaninha e arredonde as quinas. 

4- Contorne a joaninha com canetinha preta e vermelha e complemente os detalhes da carinha dela.

5- Recorte círculos de 8 cm de diâmetro no papel color set. Cole as letras do alfabeto e grude-as no corpo da joaninha.


COLOCANDO EM PRÁTICA

Apresente diariamente para as crianças o alfabeto e sua sequência como forma de estimular a memorização. Estabeleça relações entre cada letra e sua forma, e trabalhe a letra inicial do nome de objetos e pessoas familiares à turma. Quando todos se apropriarem desses conhecimentos, apresente o alfabeto no­vamente e solicite que, a cada letra, as crianças digam alguma palavra que comece com ela. Pode ser o nome de alguém, de um animal ou de um objeto.

Trabalhe também a consciência fonológica, ou seja, a forma como a letra “passa” pelo corpo. Para isso, ajude os alunos a re­conhecer quais são os movimentos realizados pela boca, língua e pelos lábios.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

MEUS AMIGOS E EU

Materiais: caixa de sapatos; canetinhas de cores variadas; cola branca; fita dupla face; papel color set de cores variadas; papel kraft; papel sulfite; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Ao receber a lista dos alunos, digite no computador todos os nomes em letra bastão grande. Imprima, recorte e cole cada nome em um círculo feito de papel color set de cores variadas, a fim de montar crachás de parede. Guarde os crachás em uma caixa de sapatos. Diariamente, cada aluno deve procurar seu crachá e fixá-lo na joaninha, confeccionada conforme os passos da atividade anterior.

Trabalhe a quantidade de crianças presentes e ausentes. Esta atividade favorece a construção da identidade e da autonomia, além de possibilitar a apropriação da escrita do nome de cada um e o conhecimento de como se escreve os nomes dos amiguinhos. Aproveite a oportunidade para levantar alguns desafios, como quais são as letras que começam e terminam cada nome, a quantidade de letras em cada um, quem tem o menor e quem tem o maior nome, quantos nomes começam com a mesma letra e outras questões que apareçam conforme as peculiaridades do grupo.

------------------------------------------------------------------------------------------

VOGAIS NAS PINTINHAS 

Materiais: canetinhas de cores variadas; cartas das vogais (prontas na folha de moldes); cola branca; papel color set vermelho; tesoura com ponta arredondada. 

COLOCANDO EM PRÁTICA 

Faça a Joana Joaninha no papel color set, seguindo as indicações do passo a passo da primeira atividade. Reúna as crianças em uma roda de conversa e apresente a joaninha das vogais, na qual devem ficar guardadas as pintinhas com esse conjunto de letras. Trabalhe a sequência das vogais para que os alunos observem e memorizem. Explore a cada dia uma letra e, conforme a evolução das crianças for acontecendo, proponha outras atividades que favoreçam a construção da linguagem oral e escrita, utilizando músicas e parlendas.

----------------------------------------------------------------------------------------

TRABALHANDO AS CORES 
Materiais: lápis de cor de cores variadas; papel sulfite; pincel médio; tinta guache nas cores vermelha, azul e amarela; te­soura com ponta arredondada. 

COLOCANDO EM PRÁTICA 

Questione os conhecimentos da turma sobre as cores. Pergunte qual a cor do uniforme, da porta da sala, das jane­las, do piso, das mochilas, dos tênis e do que mais achar per­tinente. Após essa exploração, apresente as cores do arco- íris utilizando papel color set. Para cada cor trabalhada, faça um círculo na mão de cada criança utilizando tinta guache - uma forma de promover a fixação do conteúdo apresentado. 

Prepare uma semana especial para cada cor primária. Desenvolva com a turma uma atividade para ser realizada individualmente. Confeccione a Joana Joaninha em papel sulfite, adaptando as indicações do passo a passo. Distribua três círculos para cada aluno antes de iniciar a atividade. Oriente-os a pintar cada um de uma cor primária e, em se­guida, colá-los na Joana Joaninha. Não se esqueça de deixar espaço para acrescentar outros círculos referentes às cores secundárias. Confira o box da página ao lado para entender melhor essas definições.

Depois de seco, oriente a colagem do trabalho no cader­no de desenho. Deixe um espaço na parte de cima da folha para que os alunos arrisquem escrever JOANA, o nome da joaninha. Para ajudá-los, redija no quadro as letras utiliza­das e estimule que façam comentários sobre o assunto. É muito importante trabalhar a oralidade nessa fase. Para isso, deixe as crianças à vontade para fazer perguntas, e estimule- as a encontrar as respostas através de suas vivências. Faça da roda de conversa uma rotina diária! 

----------------------------------------------------------------------------------------------


JOANINHA COM ILUSTRAÇÕES

Materiais: cola branca; papel sulfite; revistas e jornais antigos; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Siga a sequência do alfabeto e explore uma letra por dia ou conforme o ritmo da turma. Recorte quatro círculos de papel sulfite com 4 cm de diâmetro para cada aluno e distribua também revistas e jornais para que procurem quatro ilustrações que comecem com a letra trabalhada. Ofereça uma folha de papel sulfite com o desenho da joaninha para cada criança. Elas devem colar a figura no círculo e, então, dentro da Joana Joaninha. Não se esqueça de orientar a identificação do papel com a letra da vez e o nome da criança.

Registre todas as etapas do projeto e inclua tanto as evoluções alcançadas pelos alunos quanto os entraves que surgirem, pois são indícios de que adequações podem ser implantadas. Esta atividade vai ajudar no processo de alfabetização e a criança poderá consultar sempre que necessário as pintinhas do “dicionário ilustrado”.

-------------------------------------------------------------------------------------------

O QUE SÃO AS CORES PRIMARIAS?


Sâo aquelas que não podem ser produzidas a partir da mistura de nenhuma outra. Assim, são consideradas puras e podem ser divididas em dois grupos diferentes: as cores-luz e as cores-pigmento.

A cor-luz é emitida por objetos luminosos ou fontes de luz, como monitores, TVs, lâmpadas e o próprio sol. Da combinação entre o vermelho, o amarelo e o azul surgem todas as outras cores.

E como o olho enxerga os objetos que não emi­tem luz, como a cadeira, o caderno ou um lápis? E necessária uma fonte de luz que os iluminem. Nesse processo, eles refletem ou absorvem luz e assim são formadas as cores. Por exemplo: se uma tinta é ama­rela, significa que ela reflete apenas a cor amarela e absorve as outras. Se é laranja, ela reflete 100% de amarelo e 50% de vermelho. As cores-pigmento pri­márias são o amarelo, o azul e o vermelho.

----------------------------------------------------------------------------------------------

MOLDES ALFA BETO


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR








Nenhum comentário:

Postar um comentário