16/08/2017

Projeto para alfabetização: Show de palavras


Mostre a mágica da linguagem verbal, na qual pequenas letrinhas se transformam em palavras, frases, textos, histórias...




Eixos temáticos: Natureza e Sociedade; Linguagens Orai e Escrita; Artes Visuais; Movimento; Identidade e Autonomia; Matemática; Libras.

Objetivos: levar as crianças ao conhecimento da escrita e do som das letras do alfabeto; trabalhar a sequência, a criatividade e a percepção, oportunizando o letramento; situar a escrita e sua função social no meio ambiente; apresentá-la como uma representação da linguagem e da comunicação presente em todos os contextos possíveis; desenvolver recursos alternativos e atraentes que despertem o desejo e o prazer pelo aprender; construir conceitos lógico-matemáticos através da sequência alfabética significativa. 


Idade: a partir de 3 anos

Materiais: alfabeto ilustrado (pronto na folha de moldes); cola bastão; lápis de cor; papel-cartão; tesoura com ponta arredondada.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Em uma roda de conversa, mostre as letras do alfabeto e explique como elas passam pelo nosso corpo, quais os movimentos que fazemos ao pronunciá-las, como a boca é aberta, os movimentos da língua quando bate no dente, o ventinho quando falamos “efe”, a facilidade de abrir a boca ao dizer as vogais. Mostre como abrimos a boca grande quando falamos o “A” e vai se fechando gradativamente ao dizer o “E”, o “I”, o “O”, e por último fazemos um bico qua­se fechado para o “U”. Explique-lhes que são essas letri­nhas que darão o som para as sílabas e, consequentemente, para as palavras.

Explore também os desenhos que estão nas cartas do alfabeto (disponíveis na folha de moldes), pois represen­tam palavras que começam com a letra descrita.

Mostre uma letra por vez e, a cada uma, pergunte à classe se existe alguma criança cujo nome comece com aquela letra. Permita que apresentem seus diálogos e intervenha quando necessário.

Ampliação
Multiplique as cartas com as letras de maneira que todos sejam contemplados para que, embora organizados em grupos para compartilharem suas experiências e socializarem suas produções, possam desenvolver sua moda­lidade de aprendizagem, permitindo a observação de sua singularidade para as intervenções que se fizerem necessárias, tanto para intermediar situações como para valorizar e estimular novas conquistas.

Uma das opções é multiplicar, recortar e colar as car­tas em papel-cartão para trabalhar várias dinâmicas, fa­vorecendo, assim, o letramento. Forme grupos de cinco crianças e distribua dois jogos de cartas completos para elas brincarem de jogo da memória, permitindo que criem outras regras para esse jogo.



Clique nas imagens para ampliar








Nenhum comentário:

Postar um comentário