
Eixos temáticos: Natureza e Sociedade; Linguagens Orai e Escrita; Artes Visuais; Movimento; Identidade e Autonomia; Matemática; Libras.
Objetivos: levar as crianças ao conhecimento da escrita e do som das letras do alfabeto; trabalhar a sequência, a criatividade e a percepção, oportunizando o letramento; situar a escrita e sua função social no meio ambiente; apresentá-la como uma representação da linguagem e da comunicação presente em todos os contextos possíveis; desenvolver recursos alternativos e atraentes que despertem o desejo e o prazer pelo aprender; construir conceitos lógico-matemáticos através da sequência alfabética significativa.
Idade: a partir de 3 anos
Materiais: alfabeto ilustrado (pronto na folha de moldes); cola bastão; lápis de cor; papel-cartão; tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Em uma roda de conversa, mostre as letras do alfabeto e explique como elas passam pelo nosso corpo, quais os movimentos que fazemos ao pronunciá-las, como a boca é aberta, os movimentos da língua quando bate no dente, o ventinho quando falamos “efe”, a facilidade de abrir a boca ao dizer as vogais. Mostre como abrimos a boca grande quando falamos o “A” e vai se fechando gradativamente ao dizer o “E”, o “I”, o “O”, e por último fazemos um bico quase fechado para o “U”. Explique-lhes que são essas letrinhas que darão o som para as sílabas e, consequentemente, para as palavras.
Explore também os desenhos que estão nas cartas do alfabeto (disponíveis na folha de moldes), pois representam palavras que começam com a letra descrita.
Mostre uma letra por vez e, a cada uma, pergunte à classe se existe alguma criança cujo nome comece com aquela letra. Permita que apresentem seus diálogos e intervenha quando necessário.
Ampliação
Multiplique as cartas com as letras de maneira que todos sejam contemplados para que, embora organizados em grupos para compartilharem suas experiências e socializarem suas produções, possam desenvolver sua modalidade de aprendizagem, permitindo a observação de sua singularidade para as intervenções que se fizerem necessárias, tanto para intermediar situações como para valorizar e estimular novas conquistas.
Uma das opções é multiplicar, recortar e colar as cartas em papel-cartão para trabalhar várias dinâmicas, favorecendo, assim, o letramento. Forme grupos de cinco crianças e distribua dois jogos de cartas completos para elas brincarem de jogo da memória, permitindo que criem outras regras para esse jogo.
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