16/08/2017

Projeto de alfabetização: Sopa de letrinhas

Esse projeto foi elaborado para trabalhar com crianças a partir de 3 anos. Pode ser usado na educação infantil desde do maternal.

Os alunos ampliam seu repertório de palavras a partir dos próprios nomes nesse projeto. Confira:


  • Eixos temáticos: Natureza e Sociedade, Linguagens Oral e Escrita, Movimento, Artes Visuais.
  • Objetivos: Reconhecer as letras de seus nomes; ampliar o vocabulário e a construção de novas palavras.
  • Idade: a partir de 3 anos 
  • Materiais: canetinhas coloridas; cola branca; folhas de papel sulfite tamanho A4 brancas; lápis preto; lista de chamada; papel kraft ou cartolina; tesoura com ponta arredondada. 

COLOCANDO EM PRÁTICA
Com a participação dos alunos, confeccione um car­taz sobre o qual serão fixados os nomes dos estudantes, por ordem alfabética. Cada nome deve ser escrito, em letra bastão, numa tira de papel sulfite dobrada ao meio (10,5 x 30 cm), no sentido do comprimento. Depois de confeccio­nado o cartaz, multiplique a folha com a lista de chamada em branco para ser preenchida e distribua uma cópia para cada criança.

A cada dia, uma dupla faz a chamada, para se apro­priar dos nomes, e seleciona os seus para observação. Oriente-os a realizar os desdobramentos destes, separan­do e unindo as sílabas, de forma a construir outras palavras, que deverão ser escritas em letras bastão no papel kraft ou na cartolina.

Amplie as possibilidades de construção da escrita ins­truindo-os a escrever os nomes anteriores e posteriores aos seus e aos de seus companheiros de dupla. Aumente o grau de dificuldade solicitando que escrevam os nomes de três amigos situados antes e depois dos seus na lista, formando grupos de seis nomes, em ordem alfabética.

Supervisione a atividade e verifique se há erro ou con­flito, até as produções finais. Observe, também, se existem nomes repetidos. Em caso afirmativo, defina como podem ser diferenciados.

Troque as duplas semanalmente e passe a indicar um campo semântico para a construção dos vocábulos, como quantos nomes de frutas pode-se construir a partir dos seus. Trabalhe ainda com nomes de doces, animais, flores, esportes, brincadeiras, planetas, os alunos ausentes, meios de transportes, times de futebol, meios de comunicação, brinquedos, cantores, entre outros. Faça listas de todas as palavras formadas em papel kraft grande, para construir uma parlenda, que será anexada nos corredores da escola, formando um mural.

AMPLIAÇÃO

Em um segundo momento, prepare um caça-palavras com os nomes das crianças e distribua uma cópia para cada dupla. Peça-lhes que encontrem dois nomes, diferentes dos seus, no jogo.

Observe e faça os registros para a construção de portfólio de todas as situações, incluindo observações e relatos que possam surgir. Intervenha quando necessário. 




plano de aula nome proprio educação infantil
projeto nome proprio educação infantil
trabalhando o nome no maternal
plano de aula alfabetização 1o ano
plano de aula leitura e escrita 2o ano
plano de aula leitura e escrita ensino fundamental
plano de aula nomes proprios 1 ano
alfabetização leitura e escrita atividades




2 comentários:

  1. Amei!Estou fazendo o estágio com alunos de 4 anos de idade ,preciso de cinco planos de aula semanal,vcs podem me ajudar.Desde já muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar aqui meus planos de aula e posto no blog amanhã.

      Excluir